dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/05/2024            
 
 
    
Bovinos    
Um bezerro ao ano: alimentação é estratégica
Nutrição de vacas no período entre partos precisa ser cautelosa e equilibrada com a proporção correta de energia, proteína, sais e minerais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
06/09/2010

O intervalo entrepartos é o período médio em que a vaca obtém a parição de um bezerro e o tempo em que ela leva para ter a segunda parição. Neste tempo, existem períodos complicados em que os produtores precisam ficar atentos como a lactação, o pré-parto e o período de serviço. O ideal é que o entreparto dure 12 meses, ou seja, que a vaca tenha 1 bezerro por ano. No entanto, se a alimentação for mal administrada, sobretudo, no pré-parto e período de serviço este tempo pode se estender a 18 meses, reduzindo muito a quantidade de bezerros no rebanho.

— A grande dificuldade deste animal recuperar a parte reprodutiva seria que nesse período de serviço porque a vaca está em balanço energético negativo. Ela demanda uma exigência em energia maior do que a capacidade que ela tem de ingerir. Ou seja, ela tem que produzir leite, mobilizar nutrientes para crescer e ainda tem que estar apta a reproduzir e a capacidade física dela de ingestão de alimentos é mais difícil pelo rúmen ainda estar comprometido. Para a gente minimizar este balanço energético negativo a gente tem que adensar os nutrientes nesta fase, já que ela ingere pouca matéria seca, a gente tem que concentrar os minerais, proteínas, energia nesta fase. Com isso, a gente consegue reduzir o período de serviço deste animal e, consequentemente, o intervalo entrepartos — explica Lieber de Freitas Garcia, consultor técnico de pecuária leiteira da Premix Nutrição.
 
O especialista diz que o período de serviço ideal de uma vaca leiteira é de 3 meses, dentro de uma programação de 1 parto por ano. Ele diz que a alimentação no pré-parto também é fundamental para definir este tempo. A oferta de alimentos de boa qualidade como farelos de milho e soja, na parte enregética, e a parte mineral carregada com carregada de fósforo, cálcio, selênio, vitamina E são muito importantes. Segundo Liebre, o produtor deve oferecer a ração com cerca de 27% a 30% de proteína e um suplemento aniônico para provocar uma leve acidose no animal e prevenir a retenção de placenta.

— Neste período ela tem que estar recebendo o que a gente chama de dieta aniônica, com fornecimento de sais com cargas negativas para induzir a uma leve acidose metabólica a este animal. A intenção é prevenir a febre do leite, que seria um aumento da mobilização do cálcio no plasma sanguíneo pro leite, e a retenção de placenta. Da mesma forma, a gente também vai adensar os nutrientes na parte de energia e proteína. A ração tem que ter cerca de 27% a 30% de proteína e um suplemento aniônico. Associado ao aniônico é interessante uma boa suplementação de selênio com vitamina E para prevenir a retenção de placenta. A gente preconiza que a taxa aniônica esteja por volta de menos 100 a menos 50 miniequivalência, o que no suplemento da Premix estaria por volta de 250 miligramas de ingestão forçada ou misturada a 5 ou 6% na ração concentrada— ensina Liber.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nutrição Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada